Ensino Fundamental

WhatsApp Image 2024-10-01 at 11.56.32.jpeg

ESTRUTURA DAS AULAS

1. Ritmo: Uma sequência de exercícios realizados diariamente com o objetivo de

preparar os alunos de maneira holística, completaq, para a aprendizagem, promovendo a harmonização da classe e desenvolvendo diversas habilidades essenciais. Através de atividades que estimulam a geografia corporal, a lateralidade, a sociabilidade, a dicção, a atenção e a musicalidade, os estudantes se tornam mais conscientes de si mesmos e de seus colegas, criando um ambiente de colaboração. Além disso, práticas como a formação de roda, a alternância entre recitação de poemas e músicas, e exercícios de sincronicidade, como pular corda, não apenas energizam as crianças, mas também as ajudam a expressar suas emoções e criatividade. Esse aquecimento lúdico e envolvente proporciona mais disposição para o aprendizado, preparando-os para absorver melhor os conteúdos que serão abordados ao longo da aula. 

 

2 . Retorno ao lugar:

Nota: Todas as atividades são ditas e cantadas em coro e em roda até o 2º ano, promovendo a sensação de pertencimento.

 

3. Aula de Época:

Retrospectiva do Dia Anterior - Objetivos: Exercitar a memória e estimular a participação espontânea.

Novidade do Dia: A porta de entrada para o aprendizado é o sentir. Entusiasmar as crianças e conectar-se ao conteúdo explorado.

 

4. Atividades Volitivas: Tarefa que exige uma ação individual transformadora.

Trabalhar no caderno da matéria do dia, realizar um desenho, uma pintura ou outro trabalho manual.

Obs.: Os cadernos são sem pauta, o que exige um esforço maior dos alunos para escrever seus textos. Isso exercita a coordenação e permite que a criatividade se desenvolva, com lindos desenhos ilustrando as matérias, expressando a individualidade da criança.

 

5. Finalização:

Desenho de formas.

 

Histórias Narradas:

1º ano: Contos de fadas - Qualidades terapêuticas que fortalecem a criança, promovendo o fluxo do pensamento e da criatividade, permitindo que cada um crie suas próprias imagens e se vincule ao mundo e a valores.

 

2º ano: Fábulas e histórias de homens virtuosos - Cada criança desenvolve um senso mais profundo de sua capacidade de crescer e aprender. Essa confiança é acompanhada por uma necessidade de afirmação social, importante para a construção de uma identidade saudável.

 

3º ano: História da criação do mundo - Explora as profundas mudanças neurológicas e psicológicas que ocorrem entre 9 e 10 anos de idade.

 

4º ano: Mitologias nórdica e indígena - A criança demonstra autoconfiança e a sensação de que “chegou” ao mundo.

 

5º ano: Antigas civilizações - O aluno se torna mais equilibrado, com desenvolvimento físico e acadêmico fortes e estáveis, preparando-se para as mudanças da adolescência. Ele conquista bons hábitos de aprendizado e é capaz de iniciar trabalhos independentes mais detalhados.

 

Lanche:

Brincar livremente, seja fora ou dentro da sala.

 

Metas no Brincar: Planejar as brincadeiras; Promover inteligência social plena: "Para meu plano dar certo, preciso do outro." (envolvendo brigas e frustrações); Utilizar pernas de pau, parque, quadra, entre outros.

 

Aulas Após o Lanche:

 

Aquarela: Cores primárias (uma aula semanal).

Giz Tijolinho: Aprender a desenhar superfícies (fundos).

Desenho Livre: Usar giz tijolinho ou bastão para possibilitar a criação de imagens de dentro para fora, desenvolvendo a criatividade e oferecendo condições para a expressão espontânea. Proporcionar momentos para adquirir habilidades e gosto artísticos.

Trabalhos Manuais: "Minhas mãos que tecem o mundo" - desenvolver destreza com as mãos, lateralidade (usando duas agulhas), lidar com frustrações e proporcionar um efeito meditativo através da modelagem (incluindo nas aulas de época).

Especialistas:

Aulas de inglês, música, educação física e euritmia.

 

barra-titulo.jpg
WhatsApp Image 2024-05-15 at 09.40.57.jpeg
gap.png

CONTATO

barra-titulo.jpg

Ficou com alguma dúvida?

Fale com a gente!

Ou, melhor ainda, venha participar de uma vivência conosco.

Estamos te esperando.