1. Ritmo: Uma sequência de exercícios realizados diariamente com o objetivo de
preparar os alunos de maneira holística, completaq, para a aprendizagem, promovendo a harmonização da classe e desenvolvendo diversas habilidades essenciais. Através de atividades que estimulam a geografia corporal, a lateralidade, a sociabilidade, a dicção, a atenção e a musicalidade, os estudantes se tornam mais conscientes de si mesmos e de seus colegas, criando um ambiente de colaboração. Além disso, práticas como a formação de roda, a alternância entre recitação de poemas e músicas, e exercícios de sincronicidade, como pular corda, não apenas energizam as crianças, mas também as ajudam a expressar suas emoções e criatividade. Esse aquecimento lúdico e envolvente proporciona mais disposição para o aprendizado, preparando-os para absorver melhor os conteúdos que serão abordados ao longo da aula.
2 . Retorno ao lugar:
Nota: Todas as atividades são ditas e cantadas em coro e em roda até o 2º ano, promovendo a sensação de pertencimento.
3. Aula de Época:
Retrospectiva do Dia Anterior - Objetivos: Exercitar a memória e estimular a participação espontânea.
Novidade do Dia: A porta de entrada para o aprendizado é o sentir. Entusiasmar as crianças e conectar-se ao conteúdo explorado.
4. Atividades Volitivas: Tarefa que exige uma ação individual transformadora.
Trabalhar no caderno da matéria do dia, realizar um desenho, uma pintura ou outro trabalho manual.
Obs.: Os cadernos são sem pauta, o que exige um esforço maior dos alunos para escrever seus textos. Isso exercita a coordenação e permite que a criatividade se desenvolva, com lindos desenhos ilustrando as matérias, expressando a individualidade da criança.
5. Finalização:
Desenho de formas.
Histórias Narradas:
1º ano: Contos de fadas - Qualidades terapêuticas que fortalecem a criança, promovendo o fluxo do pensamento e da criatividade, permitindo que cada um crie suas próprias imagens e se vincule ao mundo e a valores.
2º ano: Fábulas e histórias de homens virtuosos - Cada criança desenvolve um senso mais profundo de sua capacidade de crescer e aprender. Essa confiança é acompanhada por uma necessidade de afirmação social, importante para a construção de uma identidade saudável.
3º ano: História da criação do mundo - Explora as profundas mudanças neurológicas e psicológicas que ocorrem entre 9 e 10 anos de idade.
4º ano: Mitologias nórdica e indígena - A criança demonstra autoconfiança e a sensação de que “chegou” ao mundo.
5º ano: Antigas civilizações - O aluno se torna mais equilibrado, com desenvolvimento físico e acadêmico fortes e estáveis, preparando-se para as mudanças da adolescência. Ele conquista bons hábitos de aprendizado e é capaz de iniciar trabalhos independentes mais detalhados.
Lanche:
Brincar livremente, seja fora ou dentro da sala.
Metas no Brincar: Planejar as brincadeiras; Promover inteligência social plena: "Para meu plano dar certo, preciso do outro." (envolvendo brigas e frustrações); Utilizar pernas de pau, parque, quadra, entre outros.
Aulas Após o Lanche:
Aquarela: Cores primárias (uma aula semanal).
Giz Tijolinho: Aprender a desenhar superfícies (fundos).
Desenho Livre: Usar giz tijolinho ou bastão para possibilitar a criação de imagens de dentro para fora, desenvolvendo a criatividade e oferecendo condições para a expressão espontânea. Proporcionar momentos para adquirir habilidades e gosto artísticos.
Trabalhos Manuais: "Minhas mãos que tecem o mundo" - desenvolver destreza com as mãos, lateralidade (usando duas agulhas), lidar com frustrações e proporcionar um efeito meditativo através da modelagem (incluindo nas aulas de época).
Especialistas:
Aulas de inglês, música, educação física e euritmia.
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